Firjan e Ronda Segurança e Medicina do Trabalho

A Ronda faz parte do Conselho de Responsabilidade Social Corporativo do Sistema Firjan, onde reunidos a outros representantes do segundo setor torna realidade o desenvolvimento de estratégias que atingem todo o estado do Rio de Janeiro em atividades voltadas a responsabilidade social e a sustentabilidade.

 

Responsabilidade Social Corporativa

Balanços sociais, sustentabilidade, códigos de ética, grau de reputação, responsabilidade social empresarial e empresa cidadã são ferramentas e indicadores que demonstram as tendências atuais da gestão das instituições.

Hoje, as empresas precisam ser percebidas como elementos ativos do contexto social, o que remete obrigatoriamente a seus compromissos e responsabilidades com a sociedade como um todo. Em outras palavras, a empresa necessita se desenvolver de forma a integrar em sua cultura a ética, a conduta ética de seus dirigentes e funcionários, bem como seus valores e convicções primários.

O conceito de ética empresarial está diretamente relacionado a esse processo de inserção. As organizações devem atuar de forma transparente, buscando contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade socioambiental.

O estudo “A Ética nas Organizações”, conduzido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, afirma que a ética não é um valor agregado, mas intrínseco à atividade econômica e empresarial. A empresa pode ser caracterizada como um conjunto complexo das relações humanas com uma determinada finalidade, assumindo assim uma dimensão ética.

A ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas em sua prática. Essa prática se concretiza no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões excepcionais, possíveis geradoras de conflitos de consciência. Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando convenientemente, mas de forma constante.

Há uma cobrança cada vez maior por parte da sociedade por transparência e probidade, tanto na forma de tratar os clientes, quanto no fornecimento de produtos e serviços ao mercado ou mesmo no compromisso com a sustentabilidade ambiental.

A adoção de padrões éticos e morais mais rigorosos pelas empresas é também conseqüência da demanda da sociedade e da necessidade de manter uma boa imagem pública. As empresas que quiserem competir no mercado globalizado terão que manter uma sólida reputação de comportamento ético. É fundamental inserir nas estratégias de negócios atitudes que apóiem o desenvolvimento e a ordem social, harmonizando assim objetivos financeiros com responsabilidade social e ambiental.

Fonte:
Sistema Firjan
Cláudia Jeunon
Assessoria de Responsabilidade Social - Corporativo
 

Ultimas Notícias
_____________________________________________________________________________________

Centro Comunitário Conexão faz sua festa de natal dia 18 dezembro, Faça parte deste projeto.

News image

    Desde 2007, nós do Centro Comunitário Conexão, proporcionamos a um grupo de crianças da comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, um ambiente seguro, feliz e harmonioso. Oferecemos, diariamente, café da manhã, almoço e lanche. Sem falar nas atividades de psicomotricidade, estas imprescindíveis para o desenvolvimento de uma forma ampla. Uma v...

Leia mais

Ajudem-nos a fazer a diferença!

News image

O Ano letivo esta chegando, ajude doando material escolar, livros infantis para crianças de 03 a 06 anos , brinquedos em bom estado e DVDs infantis.Entre em contato com Paloma, pelo e-mail paloma07021974@gmail.comQuem Somos -  Desde 2007, nós do Centro Comunitário Conexão, proporcionamos a um grupo de crianças da comunidade do Salgueiro, em São Gon...

Leia mais

Natal do Centro Comunitário Conexão

News image

Nossa Festa de Natal foi um sucesso e a sua presença abrilhantou nosso evento. Veja nossas fotos e curta mais um pouquinho. Parabéns a todos os envolvidos!

Leia mais

 

 

participantes_esc_01 participantes_esc_02 participantes_esc_03
refeies_industriais_esc logo_p