Implantação do SGA - Sistema de Gestão Ambiental
Ter, 14 de Dezembro de 2010 00:18
Para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, em uma indústria, o primeiro passo é o mapeamento dos processos da mesma, com o objetivo de identificar  os aspectos  e impactos gerados pela empresa possam afetar o MA (Meio Ambiente).
Feito isso, serão estabelecidos controles como forma de minimização desses impactos e propostas assim as soluções tecnológicas  de monitoramento ou ambas.
Além disso, é importante verificar as exigências legais, com base nas condicionantes das licenças ambientais e legislações aplicáveis a atividade.
Com a criação de diversos planos e programas ambientais e do acompanhamento dos mesmos, pode-se iniciar a implementação e controlar a manutenção do Sistema de Gestão Ambiental de uma empresa.
Alguns exemplos mais comuns destes planos e programas aplicáveis a indústria são:
PGR – Programa de Gerenciamento de Resíduos
PCEA – Programa de Controle de Emissões Atmosféricas
PMR – Programa de Monitoramento de Resíduos
PCS – Programa de coleta seletiva
PCMEI – Programa de Controle e Monitoramento de Efluentes Industriais
PCO- Programa de controle de Odores.
O estabelecimento de procedimentos operacionais e de gestão e da realização dos devidos treinamentos e conseqüente implementação das ações descritas nos mesmos possibilita  que a Gestão Ambiental e seus conceitos sejam eternizados e façam  parte da rotina dos  trabalhadores em todos os níveis.
Elizeu Andrade
Técnico Sistema Gestão Integrada
 
Participe da Campanha de Natal do Centro Comunitário Conexão , Venha se divertir.
Seg, 13 de Dezembro de 2010 01:38

Somos 45 crianças da Creche do Centro Comunitário Conexão, venha se divertir, participe!
A instituição sem fins lucrativos iniciou suas atividades em janeiro de 2007 e atualmente acolhe 45 crianças de 03 a 06 anos em situação de risco da comunidade do Salgueiro – o Lixão é o resgate da infância e do desenvolvimento humano e social, do direito a educação e a saúde, e ao pleno exercício da cidadania de uma camada excluída da sociedade.
Leia mais...
 
Lançamento do blog e mídias sociais do Centro Comunitário Conexão
Sex, 10 de Dezembro de 2010 00:00
É com prazer que estamos lançando o Blog e mídias sociais do Centro Comunitário Conexão neste dia de 17 de dezembro de 2010. Este lançamento torna este dia especial. Sejam bem-vindos e tirem proveito desta iniciativa.
O propósito é que o presente Blog seja também um instrumento colaborativo. Isto é, que vocês possam colaborar com idéias, sugestões, debates, projetos e oportunidades.
Leia mais...
 
Ronda Segurança Medicina do Trabalho e Meio Ambiente apóia a Rede Asta.
Dom, 31 de Outubro de 2010 22:23
joneiNascida há três anos, a Asta é um dos projetos do Instituto Realice, organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de gerar renda para comunidades populares do estado do Rio de Janeiro. Para darmos início à essa rede, visitamos vários grupos produtivos em toda região do Grande Rio e selecionamos aqueles que consideramos os de maior potencial. Hoje, contamos com 32 grupos. São mais de 600 artesãos, que desenvolvem produtos exclusivos criados a partir de materiais ecológicos, como bambu, piaçava e fibra de bananeira, retalhos, jornal, sempre obtidos a partir da otimização de recursos, da reciclagem e do reaproveitamento. A Rede Asta contribui para o escoamento dessa produção e para a geração de renda desses artesãos ao uni-los a grupos de revendedores autônomos que, munidos de um catálogo, chegam aos consumidores finais.
Veja mais na reportagem do Programa Ação de Serginho Groisman. Clique aqui.

 
Ronda Segurança e Medicina do Trabalho apóia a campanha “Carinho de Verdade”
Qui, 28 de Outubro de 2010 01:45

Campanha Carinho de VerdadeA campanha “Carinho de Verdade”, lançada nesta terça-feira (dia 19 de outubro) no bondinho do Corcovado, com um gesto de abraço do Cristo Redentor, e realizada, em parceria, pelo Conselho

Nacional do SESI/Programa ViraVida; o Sistema FIRJAN e a Rede Globo, contou com as presenças da primeira dama do país, Marisa Letícia; do arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; da apresentadora Xuxa Meneghel, madrinha do projeto; de Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do SESI Departamento Nacional (DN); e das primeiras damas do estado e município do Rio de Janeiro, respectivamente, Adriana Ancelmo e Cristine Paes, entre outras autoridades e celebridades.

No evento, que teve como mestre de cerimônia o ator Milton Gonçalves, D. Orani lembrou que, este ano, o Cristo Redentor completa 80 anos como símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil. Dentre as várias atividades que estão programadas, a campanha ”Carinho de Verdade” faz parte desta ação. “Eu quero cumprimentar a todos pelo empenho à campanha. Temos que enxergar de uma maneira nova o ser humano com a sua dignidade desde a infância. Também espero que possamos pouco a pouco mudar esta realidade e restaurar essa sociedade. Isto nos traz esperança. Vamos todos abraçar esta causa”, acrescentou.

Jair Meneguelli, por sua vez, agradeceu a todos pelo empenho e acompanhamento a todos os momentos do projeto. “É muito importante a parceria com o Sistema S e com as empresas que ajudam na empregabilidade dos jovens. Se não pudéssemos reunir toda essa gente do bem, certamente não conseguiríamos individualmente fazer este projeto acontecer”.

Foto: Antonio Batalha

Para Xuxa Meneghel, escolhida madrinha da campanha, a violência dentro de casa faz com que as crianças fujam para as ruas. “Mais de 70% das pessoas que vivem nas ruas o fazem porque sofreram algum tipo de violência dentro do próprio lar. Com este trabalho, gostaríamos de sensibilizar os empresários, para que ofereçam emprego a esses jovens que sairão das

ruas e serão preparados profissionalmente pelo Sistema S. Isto é muito importante, porque não basta eu ficar dizendo que é errado bater em crianças, que é preciso ouvir, conversar. Portanto, esta campanha é para mostrar que não podemos cruzar os braços, podemos abraçar. Então, abraçar esta ideia é realmente voltada a fazer com que esses jovens encontrem um lugar onde possam trabalhar”, completou Xuxa.

Na visão de Maria Lucia Telles, superintendente do SESI-RJ, que representou o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, a campanha realizada pelo Conselho Nacional do SESI, através do ViraVida, tem como objetivo mudar a vida das crianças e de jovens que sofrem violência e exploração sexual. “Hoje, aqui, temos como meta ampliar e dar uma visibilidade maior a esta ação, tendo Xuxa como madrinha. Queremos preservar as crianças de todos os maus tratos, já que muitas vezes não denunciam, ficam caladas por medo e vergonha”, concluiu Maria Lucia.

“Esta campanha é importante e, apesar de o SESI estar com o programa ViraVida, que vai dar capacitação profissional, junto com outros parceiros, na área de educação, acesso à cultura e bolsas de estudo, a população precisa saber que esta é uma questão grave no país, por isso pode ajudar, encaminhando esses jovens para o projeto. A presença e adesão de artistas também é muito importante para a campanha, inclusive traz uma personagem numa novela que é explorada pelo avó, o que vem causando indignação na sociedade”, completou Claudia Jeunon, gerente de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN.

A campanha “Carinho de Verdade” surgiu de uma iniciativa do Programa ViraVida, a partir de um desdobramento natural de um trabalho desenvolvido desde 2008 com jovens e adolescentes de 16 a 21 anos em situação de exploração sexual. O resgate social desses jovens é feito através da formação socioeducativa e capacitação profissional, com inserção no mercado de trabalho. Com o intuito de buscar dar visibilidade ao problema, a campanha quer envolver a iniciativa privada e a sociedade civil na busca de soluções que garantam às crianças e jovens o direito a ter uma vida protegida da violência sexual. Serão desenvolvidas ações que levem informações e promovam o debate em diferentes grupos da população, tendo como principal instrumento redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter e outros.

A cada mil pessoas que aderirem à mobilização no site www.carinhodeverdade.org.br , o Cristo fará o gesto do abraço, que consiste em uma projeção mapeada em cima da imagem do monumento, dando a impressão da junção dos braços em um grande abraço. Hoje, pela manhã, já havia quase três mil adesões.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Página 3 de 3